É verão, temperaturas lá em cima, sensação térmica explodindo. Não tem como você se negar a tomar uma cerveja. Por isso, chega no bar, chama o garçom e pede o seu estilo preferido para se tomar nesse calor. Com espuma ou colarinho? Sem? Certamente você já se fez essa pergunta.

Primeiramente, precisamos entender que a espuma ou colarinho fazem parte da bebida. Portanto, toda cerveja forma espuma. Mais do que uma característica, ela é parte essencial do produto.

Espuma ou colarinho: pra que serve?

Pois bem, assim como o visual, aroma, corpo e sabor são importantes em uma cerveja, a espuma tem sua função. Ela é tipo a cereja do bolo, que dá o toque final e o completa. Além de deixar o copo de cerveja mais charmoso, serve de bloqueio, evitando que micropartículas impuras do ar penetre no líquido. A espuma ou colarinho ainda serve para manter a temperatura da bebida e, assim, prolongando o tempo de refrigério do líquido. Ela é tão precisa que ainda impede que os aromas escapem do copo tornando, assim, muito melhor sua experiência ao tomar uma boa cerveja nesse verão.

Existem alguns fatores que influenciam na espuma ou colarinho. Existem alguns copos que são feitos para formar uma boa espuma e outro nem tanto. Por exemplo, o da Weiss tem um formato para ter muita espuma. Nesta matéria da Revista Exame é possível entender mais sobre cada tipo de copo e suas devidas funções.

Além disso, a higienização do copo também pode influenciar na formação da espuma ou colarinho. Isto é, recipientes com sujeiras ou mal lavados costumam espantar a espuma. Portanto, se você pediu um chope e ele veio sem espuma ou colarinho, fique atento. Isto pode significar algum problema.

Depois dessa dica sobre pra que serve a espuma ou colarinho da cerveja deu até sede. Nessas altas temperaturas, é preciso refrescar um pouco e existem alguns estilos que vão te proporcionar maior saciedade. A minha indicação é a Catharina Sour. Genuinamente brasileira, ela é uma boa pedida para esta época. Levíssima, de baixo teor alcoólico, amargor quase imperceptível, geralmente com uma acidez acertiva, super frisante. Adicionada a sua composição frutas tropicais como pêssego, maracujá, cajá, acerola, jabuticaba, dentre outras frutas. Uma festa de sabor no seu palato.

Alisson Cavalcante, Sommelier de Cervejas da Bier Vila