Português Inglês Espanhol

Acontece

Itajahy Maré Gose

Hoje pouquíssimas cervejarias no mundo produzem a Gose, inclusive em seu país de origem. Mas a cervejaria Itajahy, situada em Santa Catarina, foi uma das precursoras no país a reproduzir esse estilo histórico. Em novembro de 2014, a cervejaria lançou a Maré Gose.

Com 4,8% de teor alcoólico, a Maré apresenta coloração amarelo palha com nítida turbidez, assim como colarinho branco. No aroma o coentro adicionado à cerveja é certeiro, um toque floral e cítrico que remete a casca de laranja também está presente. No paladar, o maltado se junta ao delicado sabor salgado que se completa com um toque frutado. Os 10 IBU de amargor praticamente não aparecem. A sensação é de uma cerveja refrescante pela carbonatação alta, de leveza pelo corpo baixo e de surpresa pela acidez sutil. No final é seca com um pequeno repuxamento na boca, pedindo mais um gole. A Gose é um estilo de cerveja originário de Goslar, Alemanha. Recebeu o mesmo nome de um rio local - afluente do rio Abzucht - no qual era coletada água para produção de cerveja. A água era levemente salgada, passando a mesma característica para a cerveja. Em 1738 o estilo foi apresentado à Leipzig (cidade alemã a quase 200 quilômetros de Goslar), e conquistou os moradores da cidade, tanto que os cervejeiros locais começaram a produzi-la por lá mesmo. A experiência de beber essa cerveja, principalmente no verão, se completa quando apreciada em um típico copo Stange, que um formato cilíndrico.

CURIOSIDADE: Os consumidores alemães de Gose ao invés do tradicional “Prost!”, brindam dizendo “Goseanna!”.

Para comemorar o aniversario de dois anos do lançamento da Itajahy Maré Gose, esta semana na Bier Vila, teremos disponível tanto em garrafa quanto em chope. Venha brindar conosco esta cerveja tão inusitada. Goseanna!

Escrito por Yuri Santos

Compartilhe