Português Inglês Espanhol

Acontece

Esquenta para Oktoberfest: cinco pratos para degustar na Vila Germânica

Em outubro, os olhos dos turistas se voltam para Blumenau (SC). A cidade é casa da festa mais alemãs das Américas que, neste ano, acontece de 4 a 22 de outubro. Faltando menos de 40 dias para mais uma Oktoberfest, a Bier Vila, casa especializada em cerveja artesanal e culinária europeia, localizada na Vila Germânica, se prepara para receber centenas de visitantes no período da festa. No cardápio? As mais diversas iguarias típicas da região para agradar todo tipo de paladar.

Segundo Ulysses Kreutzfeld, sócio da Bier Vila, degustar estes pratos faz parte da imersão à cultura germânica que a Oktoberfest propõe. “O turismo gastronômico é um ponto forte da festa e os visitantes são abertos a experimentar novas receitas, com iguarias típicas”, comenta. A casa funciona durante os 19 dias de evento em formato especial. Até as 17h os turistas podem sentar nas mesas, provar os 30 chopes que o local oferece e ainda saborear pratos típicos. Após este horário, a Bier Vila se transforma para atender o público da noite da Oktoberfest, oferecendo um cardápio mais rápido e prático.

E pra quem não quer perder nenhum detalhe da festa, aqui vai a dica: visite a Vila Germânica durante o dia, aproveite o clima descontraído e deguste pratos típicos. Confira algumas opções que a Bier Vila oferece:

Hackepeter
Receita típica dos imigrantes alemães, o preparo se tornou uma das principais apostas e uma tradição da Bier Vila. Consumido como patê, leva uma grande quantidade de temperos e especiarias e é feito com carne crua. O prato tem sabor único.

Risoto de pato
Pra quem quer conhecer um pouco dos sabores da culinária alemã, mas em um preparo mais tradicional, este prato é uma boa pedida. Ele traz lascas de peito de pato, cebola e alho triturado, queijo parmesão e nata fresca, tudo isso combinado com o arroz arbóreo. Para deixar a receita ainda mais especial, um segredo: a cerveja belgian blond ale é que traz a cremosidade para este risoto.

Schlachtplatte
Os principais ingredientes da culinária alemã estão nesta receita e essa combinação é mais do que certeira. Com salsicha branca e vermelha, joelho e bisteca de porco acompanhados por chucrute, repolho roxo e purê de batata, o Schlachtplatte é um daqueles pratos que vale a pena experimentar.

Marreco recheado
Talvez este seja o prato mais tradicional das festas alemãs e um dos que mais agradam o público. Na Bier Vila, o sabor da coxa, sobrecoxa e recheio do marreco se completa com os acompanhamentos especiais que compõem o prato: repolho roxo, purês de batata e maçã e chucrute.

Eisbein
O nome é estranho e até mesmo os ingredientes não são comuns. Mas esta iguaria típica é uma daquelas que todo turista deve experimentar para que sua experiência na Oktoberfest seja completa. O prato consiste em tradicional joelho de porco, que é cozido com diversas especiarias, acompanhado de purê de batata e chucrute.

Compartilhe